sábado, 26 de setembro de 2026
23/09/2026   10:20h - Política Internacional

Zelensky e Trump discutem cessar-fogo no setor de energia e fim da guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ontem (22) que discutiu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um possível cessar-fogo envolvendo instalações de energia e caminhos para encerrar a guerra com a Rússia. O encontro ocorreu em Nova York, à margem da 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e durou cerca de 40 minutos.

Após a reunião, Zelensky disse que a Ucrânia está disposta a participar de um acordo para interromper os ataques contra estruturas energéticas, mas afirmou que não houve discussão sobre uma suspensão unilateral das operações ucranianas contra refinarias russas. A questão energética ganhou destaque nas últimas semanas diante da intensificação dos ataques de ambos os lados contra instalações de infraestrutura.

O líder ucraniano também reiterou a disposição de participar de uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em um possível encontro trilateral com Trump. Zelensky afirmou esperar que os Estados Unidos encontrem uma forma de levar Moscou às negociações. A proposta ocorre em meio a esforços diplomáticos para reduzir a escalada do conflito e buscar uma solução para a guerra.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.