O governador Wilson Lima teve participação ativa na instalação do Conselho da Federação, um evento presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu nesta quarta-feira na capital federal.
Durante a cerimônia, Wilson Lima foi empossado como suplente no cargo de representante da região Norte. Esta iniciativa, que atende a uma demanda dos governadores, visa fortalecer a cooperação entre os governos federal, estaduais e municipais para enfrentar os desafios do país.
O evento, realizado no Palácio do Planalto, também marcou a posse dos outros 18 membros do Conselho da Federação, que representa uma composição equitativa entre os três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Além disso, o presidente da República preside o órgão, que também conta com representantes do governo federal e entidades municipalistas.
O Conselho da Federação foi instituído pelo Decreto nº 11.495, de 18 de abril de 2023, com o propósito de abordar os problemas dos entes federados. Seu papel principal é "subsidiar e promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e ações de interesse comum, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais".
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.