O Governo do Amazonas informou que a dragagem em trechos de rios do Estado deve ocorrer em junho. A medida confirmada pelo governador Wilson Lima (UB), faz parte das ações para reduzir os impactos da navegação, em período da estiagem que deve ocorrer neste ano.
“Estamos entregando as licenças ambientais, através do nosso Ipaam, para que efetivamente já esteja toda essa questão ambiental regularizada para que o trabalho de dragagem inicie o mais rápido possível. Já estive junto ao Governo Federal expondo a preocupação que nós temos com relação à estiagem desse ano, que deve ser muito severa”, informou Wilson Lima.
O governo estadual estima que cerca de 600 mil pessoas sejam afetadas diretamente com a seca dos rios, em 2024. Em 2023, o Rio Negro viveu a maior seca dos últimos 121 anos. No período de calamidade pública, 60 municípios do estado foram afetados pela estiagem dos rios.
Ainda conforme o governador, o trabalho de dragagem será feito pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.