Monday, 08 de June de 2026
30/07/2021   12:00h - Educação

Volta às aulas: 27,1% dos estudantes tem dificuldades com interpretação de texto

 Interpretação de Texto, Equações Elementares, Cartografia e Brasil Colônia, são algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da educação básica, segundo levantamento realizado pela TutorMundi - plataforma de reforço escolar que conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários.

 

De acordo com a análise, 27,1% dos alunos têm dificuldades com interpretação de texto; Gramática (22%) e Equações Elementares (18,6%).

 

Segundo o levantamento, 12,2% dos estudantes da educação básica brasileira - dos ensinos fundamental II e médio - buscam ajuda para entender sobre o Brasil ColôUSP oferece cursos gratuitos e online na área de humanidades IFAM inicia segunda fase de distribuição de tablets a estudantes A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para os cursos de inverno online na área de humanidades. Serão 66 cursos, com 4.985 vagas, organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da universidade. A oportunidade é gratuita e aberta ao público maior de 18 anos, não precisando ser aluno da USP.

 

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas por sorteio, independentemente da ordem de inscrição. Os 66 cursos foram divididos em cinco grupos e as datas para inscrição variam de acordo com esses grupos, de hoje até 5 de agosto. Os cursos estão divididos em quatro grupos temáticos, sendo “Estudos filosóficos, históricos e geográficos”, “Estudos linguísticos e de tradução”, “Estudos literários” e “Estudos de antropologia, política e sociedade”.

 

Os temas são relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação da faculdade. Entre os assuntos abordados nos cursos, estão crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade. Além disso, os interessados poderão estudar sobre obras e autores da literatura africana, alemã, brasileira, indígena, infantil e juvenil, japonesa, latino-americana, russa, entre outras. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) inicia neste mês, a segunda fase de distribuição de tablets aos estudantes da instituição. Serão entregues cerca de 1534 aparelhos.

 

A ação tem como objetivo reduzir os efeitos causados pela pandemia de Covid-19, quando o corpo discente foi um dos grupos mais afetados em seu processo de aprendizagem com a adoção das medidas de distanciamento social. A ação atende os discentes com extrema vulnerabilidade social, selecionados por meio do edital socioassistencial com critérios estabelecidos, como renda per capita e regularidade na matrícula.

 

Os estudantes contemplados na lista devem comparecer ao campus usando máscara de proteção facial, de acordo com o protocolo de segurança da pandemia de Covid-19. Nos campi, serão disponibilizados espaços com álcool em gel para higienização. A entrega presencial segue protocolo de segurança recomendado pela OMS.

 

Para a compra dos equipamentos destinados aos estudantes, o investimento foi de R$ 12.400.000,00 e oportunizou a aquisição de 12.534 tablets, cada tablet vem acompanhado de um chip com pacote de dados e um cartão de memória, que atenderão os discentes dos cursos de graduação e técnicos de nível médio das formas integrada, subsequente e Proeja dos 17 campi do IFAM.

 

Segundo o reitor pro tempore do IFAM , professor Jaime Cavalcante Alves, a ação foi viabilizada via recurso da Assistência Estudantil do Instituto, a fim de proporcionar uma condição melhor para que os alunos possam estudar e receber os conteúdos das aulas de maneira plena. nia; Cartografia (14,7%); Genética (9,3%).

 

De modo geral, a TutorMundi elencou as disciplinas que despertam mais dificuldades nos estudantes. Matemática com 32,6%; Física (19,7%); e Química (13,5%) no topo do ranking. Dúvidas relacionadas à área de humanas e biológicas aparecem entre as cinco colocadas no ranking, destaque para Biologia (10,44%), Redação (9,3%) e Língua Portuguesa (4,5%).

 

Já as dúvidas com menor frequência são nas disciplinas de O estudo completo, com todas as matérias e o ranking de dúvidas, está disponível no site da TutorMundi e pode ser acessado através do link. Idealizada com o propósito de fazer os estudantes irem além de seus potenciais em educação, individual e em conjunto, a TutorMundi nasceu em 2017 e desde então virou o principal aplicativo de reforço escolar da América Latina.

 

Por meio de tutoria online, a plataforma conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários do país, sem a necessidade de agendamento, na hora.

 

A startup oferece um tutor para cada aluno da escola e já ajudou mais de 75 mil estudantes e conta com mais de 2 mil tutores, que passam por um rigoroso processo avaliativo.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.