quinta, 23 de abril de 2026
16/05/2025   11:00h - Notícias Gerais

Veto a atendimento, apoio psicológico e até "dia da cegonha", febre "reborn" mobiliza projetos de lei no país

Após a aprovação, na semana passada, de uma proposta que previa a inclusão do Dia da Cegonha Reborn no calendário oficial do município do Rio de Janeiro, outros dois projetos de lei sobre os bebês reborn, bonecos realistas de bebês humanos, foram protocolados por deputados estaduais do Rio e de Minas Gerais.

 

As propostas, que foram enviadas para o Legislativo fluminense e mineiro, envolvem respectivamente, a assistência de saúde mental para quem se considerar "pai ou mãe" de bebês reborn e a proibição do acesso dos bonecos ao sistema público de saúde.

 

O PL 5357/2025, que institui a criação de um programa de saúde mental para pessoas que se demonstrarem vínculo paterno ou materno com os bonecos no território fluminense, foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto, de autoria do deputado estadual Rodrigo Amorim (União), prevê o desenvolvimento de ações de prevenção, acolhimento, orientação e acompanhamento dos 'pais' dos bonecos com o fim de prevenir "o adoecimento, a depressão e o suicídio".

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.