O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou ontem (31) que uma publicação feita pelo presidente Donald Trump sobre a Ilha de Kharg, importante centro de exportação de petróleo do Irã, teve como objetivo enviar uma mensagem ao governo iraniano. Segundo Vance, a publicação foi uma forma de pressionar Teerã em meio ao aumento das tensões entre os dois países.
No domingo (30), Trump publicou nas redes sociais uma mensagem afirmando que a Ilha de Kharg estava sendo “explodida em pedacinhos”, acompanhada de um vídeo gerado por inteligência artificial que simulava a destruição do local. Apesar da publicação, uma autoridade dos Estados Unidos afirmou que a ilha não havia sido alvo das operações militares realizadas durante a madrugada.
A Ilha de Kharg é considerada estratégica para a economia iraniana e respondia por cerca de 90% das exportações de petróleo do país antes do início do conflito. Um eventual ataque à infraestrutura energética do local poderia afetar o comércio de petróleo e aumentar a pressão sobre a economia do Irã.
A declaração de Vance ocorre em meio à retomada das hostilidades entre Estados Unidos e Irã. Segundo autoridades americanas, as forças dos EUA atacaram dois lançadores iranianos na Ilha de Larak, em uma das primeiras ações militares conhecidas desde o fim de julho.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.