quinta, 23 de abril de 2026
16/01/2026   14:40h - Educação

USP divulga novas obras literárias obrigatórias para vestibulares de 2030 a 2033

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a lista de obras de literatura que serão cobradas nos vestibulares entre 2030 e 2033. A relação, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Graduação, traz mudanças significativas em comparação ao ciclo 2026-2029, com a ampliação de gêneros literários e maior diversidade na origem dos autores, incluindo o retorno do teatro e, pela primeira vez, a presença de uma graphic novel.

 

Outro destaque é a inclusão inédita de autores indígenas na Fuvest. No biênio 2030-2031, será cobrada a obra Originárias: uma Antologia Feminina de Literatura Indígena, de Trudruá Dorrico e Maurício Negro, enquanto nos anos de 2032-2033 os candidatos deverão ler Fantasmas, de Daniel Munduruku. Segundo o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, a proposta é apresentar visões mais contemporâneas e ampliar o repertório crítico dos estudantes, favorecendo comparações entre diferentes escolas literárias.

 

A ampliação da lista também impacta o processo de correção das provas, especialmente na segunda fase, quando cerca de 30 mil candidatos realizam o exame e metade das questões envolve literatura. De acordo com Monaco, o aumento da diversidade das obras torna as perguntas mais complexas e estimula debates entre os corretores, já que muitas respostas trazem interpretações inovadoras. A nova lista também marca a retomada de autores masculinos, mantendo a paridade de gêneros adotada pela universidade.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.