Monday, 08 de June de 2026
31/08/2023   13:30h - Meio Ambiente

Usina de energia solar localizada em Manaus ganha prêmio nacional de sustentabilidade

A Águas de Manaus foi uma das vencedoras do 5º Prêmio Sustentabilidade, entregue pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON). A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira (28) em São Paulo.

 

A concessionária foi reconhecida na categoria “Proteção e Restauração de Ecossistemas”, com o projeto “Usina de Energia Solar: Tecnologia Como Aliada de Práticas Manaus Sustentáveis”.

 

Inaugurada em fevereiro deste ano, a maior usina de energia solar na modalidade Geração Distribuída da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda Esperança e possui 2,55 MWp de potência instalada. Oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético.

 

A usina representa menor impacto ambiental com a produção de uma energia limpa, renovável e totalmente a partir da luz solar.  Hoje, a usina atende a 68 unidades operacionais do serviço de água da capital amazonense.

 

A estrutura representa mais um degrau na meta de redução de 15% consumo específico de energia até 2030. O compromisso foi assumido pelo grupo Aegea, do qual a Águas de Manaus faz parte, em uma operação até então inédita para empresas de saneamento do Brasil.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.