quinta, 23 de abril de 2026
25/03/2026   11:00h - Política Internacional

Trump diz que Vance e Rubio estão liderando as negociações com o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem (24), que o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio estão liderando as negociações diretas com o Irã. Em declaração no Salão Oval, Trump expressou otimismo sobre a possibilidade de um acordo, justificando sua mudança de postura recente pelo fato de os representantes iranianos estarem, segundo ele, "falando coisas sensatas".

 

O governo americano destacou que o enfraquecimento militar do Irã, com perdas significativas na Marinha e na Força Aérea, é um dos fatores que impulsionam o diálogo. Trump reforçou que a condição inegociável para qualquer entendimento é a renúncia definitiva do país ao desenvolvimento de armas nucleares. "Eles concordaram que nunca terão uma arma nuclear", afirmou o presidente, tratando o ponto como a prioridade central das discussões.

 

Apesar do tom diplomático adotado pela Casa Branca, o cenário no Oriente Médio permanece sob forte tensão e é classificado por analistas internacionais como uma guerra de alta intensidade. A continuidade das ações militares recíprocas entre os Estados envolvidos mantém o setor de inteligência e a diplomacia global em alerta, enquanto o mundo aguarda o desdobramento das conversas conduzidas pela cúpula de Washington.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.