O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país poderá enfrentar episódios de violência semelhantes aos registrados recentemente na França caso os democratas conquistem vitórias nas eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para 3 de novembro. A declaração foi feita na segunda-feira (19), durante um comício em Park City, no estado do Kansas, em apoio ao senador republicano Roger Marshall, que disputa a reeleição. Trump utilizou imagens dos protestos franceses para defender a permanência dos republicanos no controle do Congresso.
Durante o discurso, o presidente associou os confrontos e incêndios na França às políticas migratórias e afirmou que os democratas poderiam levar os Estados Unidos a uma situação semelhante. Ele, porém, não apresentou provas de que o partido pretenda incentivar atos violentos. As manifestações francesas foram motivadas principalmente pela insatisfação com o custo de vida e os serviços públicos, embora parte dos atos tenha terminado em confrontos com a polícia, saques e depredações. Trump também voltou a utilizar retórica contra imigrantes e a criticar seus adversários políticos.
O pronunciamento ocorre em meio à campanha para as eleições de meio de mandato, que definirão a composição da Câmara dos Representantes e parte do Senado americano. No Kansas, o republicano Roger Marshall enfrenta o democrata Adam Hamilton, pastor metodista que critica a política tarifária do governo e os efeitos da alta dos preços sobre as famílias. Trump pediu aos eleitores que votem nos republicanos e apresentou a disputa como decisiva para a continuidade de sua agenda política. O resultado nacional poderá influenciar a capacidade do governo de aprovar projetos e conduzir suas prioridades no Congresso.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.