quinta, 23 de abril de 2026
05/01/2026   10:20h - Política Internacional

Tensão: Rússia critica Trump por fazer com Maduro o que Putin não conseguiu fazer com Zelensky

A captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos foi comparada à estratégia adotada pela Rússia no início da invasão da Ucrânia, em 2022: a tentativa de derrubar rapidamente a liderança política para provocar um colapso institucional. A diferença central, segundo analistas, é que o plano russo em Kiev fracassou, enquanto a operação americana em Caracas teria sido bem-sucedida.

 

A Rússia reagiu com forte condenação, classificando a ação dos EUA como uma “violação inaceitável da soberania” da Venezuela e pedindo a libertação imediata de Maduro e de sua esposa. O Kremlin afirmou estar “extremamente alarmado” e o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, manifestou solidariedade ao governo venezuelano em conversa com a vice-presidente Delcy Rodríguez. Parlamentares russos também solicitaram uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU.

 

A reação de Moscou, porém, evidencia uma contradição, já que a própria Rússia é alvo de condenação internacional por violar a soberania da Ucrânia desde 2022, quando tentou capturar ou eliminar o presidente Volodimir Zelenski para impor um novo governo. Diferentemente da Venezuela, o Estado ucraniano resistiu, o plano de ruptura rápida falhou e a guerra se prolongou, reforçando o debate global sobre intervenções externas e mudanças de regime.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.