quinta, 23 de abril de 2026
11/10/2025   13:00h - Meio Ambiente

Tartaruga-cabeçuda encontrada ferida em maio é devolvida ao mar na Paraíba

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanhou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) em João Pessoa (PB). O réptil marinho havia sido encontrado ferido na praia de Intermares, em Cabedelo (PB), em maio deste ano. 

 

Após o resgate, a tartaruga, que recebeu o nome de Vitória, foi encaminhada para tratamento e reabilitação no Aquário Paraíba, onde permaneceu por meses até estar apta para retorno ao habitat.  

 

A tartaruga-cabeçuda é uma espécie de relevância ecológica e está ameaçada de extinção, conforme a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas (Portaria MMA nº 148/2022). Sua conservação depende de esforços conjuntos de órgãos ambientais, instituições científicas e da sociedade civil para reduzir ameaças como captura acidental, poluição marinha e perda de áreas de desova. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.