Monday, 08 de June de 2026
06/05/2024   12:30h - Mundo

Suspeita de contaminação faz Índia fiscalizar todas as marcas de temperos do país

O governo da Índia determinou, na semana passada, inspeção de todas as marcas de misturas de especiarias em pó para uso culinário, como o curry. O motivo é a suspeita de contaminação por um produto químico que pode causar câncer em seres humanos.

 

Os indianos são os maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais desse tipo de tempero, apreciado há séculos. A investigação foi determinada depois que Hong Kong suspendeu no mês passado as vendas de três misturas de temperos da empresa MDH e do curry para peixes da Everest, a mais popular marca indiana, que também foi banida temporariamente em Singapura.

 

Os dois países apontaram níveis inaceitáveis de óxido de etileno nos temperos. O produto é um potente desinfetante, usado em esterilização hospitalar e é usado ilegalmente para matar fungos e insetos que podem ser encontrados em produtos prontos, como as misturas de especiarias. A exposição prolongada ao composto é associada a risco cancerígeno e mutagênico aumentado. Seu uso é proibido na Índia e em outros países.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.