A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu nesta semana, representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Campus Manacapuru para apresentação do projeto "Inova Aquic. 4.0", que propõe o uso de tecnologia avançada na criação intensiva de tambaqui em caixas d’água. Idealizada pelo professor Fabrício Barros, a técnica permite produzir até 30 quilos de peixe por mil litros de água e reduz o tempo de crescimento do alevino para cerca de sete meses, frente aos 12 meses da piscicultura tradicional.
A proposta pretende atender cerca de 100 comunidades rurais ao longo das rodovias AM-352 e AM-070 e em áreas próximas a rios como Canaboca e Repartimento. O projeto incorpora tecnologias como visão computacional, reaproveitamento de água e aplicativos de celular para monitorar o crescimento dos peixes e controlar a alimentação. Um dos objetivos é garantir a produção mesmo em períodos de estiagem severa, comuns na região.
Com orçamento estimado em R$ 5,1 milhões, o projeto busca financiamento via a Lei de Informática da Amazônia. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a iniciativa e sinalizou apoio na captação de recursos, destacando a importância da proposta para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável em áreas vulneráveis do Amazonas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.