O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, nesta terça-feira (19), a antecipação do fim de um benefício que afetará a importação de 12 produtos de aço.
A medida, que originalmente terminaria em 1º de janeiro, será encerrada a partir de 1º de outubro deste ano. Isso significa que os produtos voltarão a entrar no país com alíquotas originais, variando de 9,6% a 12,8%.
A decisão foi tomada em resposta a uma reivindicação dos fabricantes nacionais de aço, que buscavam competir de maneira mais justa com os produtores internacionais. Nos últimos anos, diversos países, incluindo a China, inundaram o mercado brasileiro com aço a preços inferiores ao padrão, aproveitando-se das tarifas reduzidas.
A alta nas tarifas de importação adotadas por países como México e Estados Unidos para conter essas importações levou o Brasil a agir. Os 12 produtos afetados por essa mudança incluem bobinas grossas, três tipos de bobinas a quente, dois tipos de bobinas a frio, chapas galvanizadas, chapas revestidas de alumínio e zinco, fios-máquina, barra inox a frio e dois tipos de tubos sem costura.
Somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil importou impressionantes 1,5 milhão de toneladas desses produtos, representando um aumento de até 714% em relação ao primeiro semestre de 2022, dependendo do item, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.