O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) solicitaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que o tabaco seja incluído na lista de produtos brasileiros isentos da tarifa adicional imposta pelos Estados Unidos. Segundo as entidades, o setor pode registrar perdas de aproximadamente US$ 100 milhões em exportações caso a sobretaxa seja mantida.
Na carta enviada ao governo federal, as entidades destacam que outros produtos do agronegócio brasileiro, como carne bovina, café, laranja, mel orgânico, castanhas e celulose, foram incluídos na lista de exceções divulgada pelos Estados Unidos, enquanto o tabaco permaneceu sujeito à tarifa extra.
O setor afirma que a cadeia produtiva do tabaco está presente em 525 municípios brasileiros e gera renda para mais de 600 mil pessoas no meio rural. As entidades também ressaltam que os Estados Unidos já foram o terceiro principal destino das exportações brasileiras de tabaco, embora essa participação tenha caído de cerca de 9% para 6% em 2025.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.