A seca causou o aumento da conta de luz e do preço da comida em setembro, o que acabou elevando a inflação. “A mudança de bandeira tarifária de verde em agosto, quando não havia cobrança adicional nas contas de luz, para vermelha 1, devido ao nível dos reservatórios, foi o principal motivo para essa alta. A bandeira vermelha patamar um acrescenta R$ 4,46 aproximadamente a cada 100 kwh consumidos”, explicou André Almeida, gerente da pesquisa sobre inflação do IBGE.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês em 0,44%, 0,46 ponto percentual acima do verificado em agosto, quando registrou queda de 0,02%. Com isso, ele acumula 4,42% de alta em 12 meses – dentro, mas mais próximo ao limite da meta para o ano: até 4,5%.
Segundo Almeida, dos 0,44% do IPCA de setembro, 0,21 ponto percentual veio exclusivamente do aumento da conta de luz. O item integra a categoria de habitação. A categoria registrou alta de 1,8% em seus preços – a maior alta de setembro.
O IPCA foi divulgado ontem (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua elevação já era esperada visto que, por conta da crise hídrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alterou a bandeira tarifária da energia. Isso, automaticamente, tem um impacto sobre o índice de preços.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.