Monday, 08 de June de 2026
25/04/2025   10:30h - Política Internacional

Rússia envia ministra da Cultura ao funeral do Papa Francisco

A decisão foi tomada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de acordo com a notícia da Ria Novosti citada pela agência de notícias italiana Ansa. O líder do Kremlin enfrenta desde março de 2023 um mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido à deportação forçada de crianças ucranianas para a Rússia.

 

Olga Lyubimova é, por sua vez, alvo de sanções da União Europeia, dos Estados Unidos e do Reino Unido, no âmbito da invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, e sob acusação de tentativa de destruição da herança e identidade cultural ucraniana. No dia da morte do Papa, na passada segunda-feira, o presidente russo prestou homenagem a Francisco, que lembrou como um "líder sábio" e um "defensor constante dos elevados valores do humanismo e da justiça".

 

Ambos mantiveram três encontros durante curtas visitas de Putin ao Vaticano em 2013, 2015 e 2019. O papa, cujos repetidos apelos para a paz na Ucrânia não foram ouvidos, foi, no entanto, criticado por Kiev em diversas ocasiões pelas declarações sobre o conflito. Por outro lado, as relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Vaticano têm sido frias, até mesmo hostis, há séculos, e nunca nenhum papa visitou a Rússia. Em 2016, Francisco avistou-se com o patriarca ortodoxo russo Kirill, em Havana, num encontro inédito desde a separação das igrejas oriental e ocidental em 1054.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.