Monday, 08 de June de 2026
18/07/2025   10:25h - Política Regional

Rodrigo Sá propõe criação do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares em Manaus

Com foco na melhoria da qualidade do ensino público e no fortalecimento dos valores cívicos entre os jovens, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) protocolou, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 311/2025, que institui o Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares (PMECM) na rede de ensino da capital.


Voltado para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o programa tem como objetivo elevar os índices educacionais, combater a evasão escolar, reduzir a vulnerabilidade social e promover a formação integral dos estudantes, por meio da integração entre escola, família e comunidade.


 

De acordo com o texto, a gestão pedagógica das Escolas Cívico-Militares Municipais (ECMM) ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), enquanto as atividades cívico-militares serão coordenadas por oficiais da reserva da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, com apoio de monitores. Esses profissionais atuarão fora da sala de aula e não interferirão no conteúdo curricular.


A proposta prevê ainda a implantação do programa prioritariamente em áreas com alto índice de vulnerabilidade social e baixo desempenho escolar. Para a transformação de uma unidade em escola cívico-militar, será necessária a realização de consulta pública com aprovação da maioria da comunidade escolar (mínimo de 51%).


Um comitê de acompanhamento também será criado para monitorar os resultados da iniciativa, com base em indicadores como desempenho acadêmico, redução da evasão e avaliação da comunidade.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.