Para entrar no mercado de produção de mel e seus derivados a prefeitura de Rio Preto da Eva está trabalhando no programa de Meliponicultura com produtores da Agricultura Familiar. Na primeira fase do projeto, ao longo do ano de 2022, a Secretaria de Produção e Abastecimento em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), desenvolveram uma série de Atividades entre elas, capacitações e cadastramento dos agricultores.
Em parceria com o sistema SEPROR, o Programa de Meliponicultura no município do Rio Preto da Eva conta atualmente com 50 famílias cadastradas, e a prefeitura local, deve lançar oficialmente o projeto piloto no fim do mês de fevereiro com a entrega de Kits que contemplam ferramentas necessária para o manejo das colônias, incluindo cavaletes que darão suporte às colônias.
De acordo com Eduardo Castelo, secretário municipal de Produção Rural e Abastecimento do município, a determinação do prefeito Anderson Sousa é que o programa seja efetivado com o objetivo de preparar as famílias participantes, para que no futuro, se tornem produtoras de mel, própolis e seus derivados.
Para a efetivação da segunda fase do programa de Meliponicultura em Rio Preto da Eva, a prefeitura local está fazendo a aquisição de 100 colmeias que serão entregues aos produtores participantes do projeto. A distribuição das colônias está programada para acontecer nos meses de março e agosto, ao mesmo tempo em que, estão previstas capacitações para escolha da área e instalação do meliponário para cada família integrante do projeto.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.