quarta, 21 de outubro de 2026
24/09/2026   09:20h - Política Regional

Qualificação profissional é apontada por Serafim como caminho para fortalecer setor produtivo

O candidato a vice-governador do Amazonas, Serafim Corrêa, participou de encontro promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), que reuniu representantes do setor para discutir propostas relacionadas à habitação, infraestrutura, logística, licenciamento e qualificação profissional. Entre as demandas apresentadas estão a ampliação da política habitacional, redução dos custos da construção, planejamento urbano e maior agilidade nos processos de licenciamento.

Ao tratar da falta de mão de obra qualificada, Serafim defendeu o alinhamento entre os cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e as necessidades dos setores produtivos. Segundo ele, áreas como a construção civil e o polo naval apresentam demanda por profissionais especializados. O candidato também citou a possibilidade de ampliar a articulação com instituições do Sistema S e com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), buscando aproximar formação profissional e oportunidades de trabalho.

Outro ponto discutido foi a necessidade de maior diálogo entre o Governo do Estado, prefeituras, setor produtivo e instituições de ensino para o planejamento de novas áreas destinadas às atividades econômicas. As entidades também apresentaram propostas para a política habitacional, incluindo a criação de uma Companhia Estadual de Habitação de Interesse Social, ampliação de programas de moradia e implantação de um Balcão Único Digital para integrar a análise e aprovação de projetos. O encontro faz parte de uma série de debates do Sinduscon-AM e da Ademi-AM com candidatos nas eleições de 2026.

 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.