quinta, 23 de abril de 2026
14/02/2026   09:10h - Notícias Gerais

Projetos ampliam inclusão socioeconômica de pessoas refugiadas e migrantes no Amazonas e Roraima

Os projetos do Instituto Hermanitos em 2025 focaram na autonomia de refugiados e migrantes no Amazonas e Roraima, com destaque para iniciativas como o “Tida Warao”, que valoriza o artesanato de mulheres indígenas, e o “Chicas Digitais”, voltado para o ensino de programação e Inteligência Artificial para jovens. Além disso, programas como o “Mujeres Fuertes” e o “Jovens em Ação” capacitaram centenas de pessoas em habilidades comportamentais e empreendedorismo, promovendo feiras culturais para a comercialização de produtos e fortalecimento da renda familiar.

 

A estratégia de empregabilidade resultou em números expressivos, com mais de 2,4 mil pessoas orientadas sobre o mercado de trabalho brasileiro e 516 inseridas em vagas formais de emprego. Outro pilar fundamental foi a interiorização voluntária, que realocou 966 pessoas de Boa Vista (RR) para outras regiões do país com emprego garantido, permitindo um recomeço ordenado e seguro em parceria com agências internacionais e o Governo Federal.

 

Por fim, o lançamento do “Hub Amazonas – Fórum Empresa com Refugiados” conectou o setor privado à causa, mobilizando 17 empresas que já viabilizaram centenas de contratações. Segundo o diretor-presidente Tulio Duarte, essas ações transformam a assistência imediata em caminhos reais de dignidade e integração sociocultural, consolidando o instituto como referência no acolhimento e na geração de oportunidades dentro do contexto amazônico.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.