O Brasil pode ganhar um novo Estado com o município paraense de Santarém como capital. Atualmente tramita no Senado Federal o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 508/2019 que, se aprovado, convocará um plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. Este é mais um projeto que visa separar o Estado do Pará, surgindo assim a 28ª Unidade Federativa (UF) do País.
O Pará tem 144 municípios e a criação do Tapajós ocorreria pelo desmembramento de 23 deles, dentre os quais estão as cidades de: Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém.
O novo Estado deve ocupar 43,15% do atual território do Pará, totalizando 538,049 mil km². A localização deverá ser na região Oeste, com 15% da população do Pará, o equivalente a dois milhões de habitantes. A previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) seja de quase R$ 6,5 bilhões, representado ainda por oito deputados federais, 24 estaduais e três senadores.
O PDL nº 508/2019 foi protocolado em 13 de agosto de 2019. A última movimentação legislativa para criação do estado ocorreu em novembro do ano passado, quando entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas a votação foi adiada após pedido de vistas do senador Jader Barbalho (MDB-PA), pai do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). O relator do projeto é o senador Plínio Valério (PSDB-AM).
O governo do Pará é contra a divisão e afirma que o estado consegue ser governado com o território original. De acordo com Helder Barbalho, governador do estado, o projeto é "inadequado", já que o estado "está mais unido do que nunca" e que "é possível governar para todos".
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.