quinta, 23 de abril de 2026
30/08/2025   17:45h - Cultura

Projeto leva literatura e artes cênicas a municípios do Amazonas com oficinas gratuitas

O projeto “Aglomeração Literária: PalavrArtes em Move-Mente”, idealizado pela atriz e professora Jackeline Monteiro, está movimentando o cenário cultural do Amazonas com oficinas gratuitas de escrita criativa, poesia slam e contação de histórias. A iniciativa, que percorre cinco municípios Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaus, Novo Airão e Coari busca valorizar as narrativas amazônicas e estimular a expressão artística em diferentes comunidades.

 

Desde julho, cerca de 18 profissionais das áreas de literatura, teatro, música e pedagogia participam das atividades, que já passaram por instituições sociais, escolas e espaços culturais. Entre os temas abordados, destacam-se as lendas amazônicas e a “Psicoesia”, método criativo que incentiva a produção poética como ferramenta de autoconhecimento e inclusão. Em Manaus, as oficinas seguem acontecendo aos sábados, no Centro Espírita Casa do Caminho, no bairro Nova Cidade.

 

A programação inclui ainda encontros em Coari, de 8 a 11 de setembro, e encerra em Manaus no Encontro de Contadores de História, dia 23 de outubro, na Escola Normal Superior da UEA. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o projeto conta com o apoio do Governo do Amazonas, UEA e diversas instituições culturais parceiras, reforçando a importância do acesso gratuito à arte e à literatura na região.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.