A Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM) conclui em Manaus o projeto Trilha Urbanos da Amazônia, que capacitou 150 artistas e agentes culturais das periferias em empreendedorismo criativo. Com 120 horas de formação, a iniciativa focou em tirar esses profissionais da informalidade, ensinando gestão, captação de recursos e formalização para transformar a arte em fonte de renda sustentável.
Para garantir a permanência dos alunos, o projeto ofereceu uma bolsa-incentivo de R$ 800, atrelada à frequência. Segundo o diretor cultural Jander Manauara, a formação supre uma lacuna histórica ao tratar a cultura como trabalho profissional, capacitando os participantes a precificarem seus serviços e ocuparem espaços institucionais por meio de editais e parcerias estratégicas.
A cerimônia de encerramento e certificação ocorrerá no dia 9 de fevereiro, às 19h, no Luso Sporting Club, no Centro. O evento marca a apresentação de uma nova geração de empreendedores culturais preparados para atuar na economia criativa de Manaus, simbolizando um avanço na busca por autonomia financeira e dignidade para os artistas das zonas periféricas da capital.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.