Política pública do Governo do Amazonas, o Prato Cheio reafirmou em 2025 seu papel de combater à fome e a promoção da segurança alimentar no estado, servindo quase 4 milhões de refeições. O trabalho refletiu-se em nível nacional, quando o Brasil também celebrou duas conquistas importantes nesta área: a saída do Mapa da Fome e a redução da insegurança alimentar grave ao menor nível da série histórica.
O programa Prato Cheio é uma política pública de segurança alimentar e nutricional que oferece refeições a preços acessíveis, ou gratuitas, para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, sendo dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, das 11h às 13h.
Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam), o programa ampliou sua atuação em 2021 para o interior do Amazonas. Saindo de sete para 44 equipamentos de segurança alimentar no estado, sendo 18 unidades localizadas na capital e 26 no interior.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.