Monday, 08 de June de 2026
16/05/2024   11:15h - Notícias Gerais

Profissionais de hospitais do Rio de Janeiro entram em greve contra privatização

Os profissionais dos hospitais federais sediados no Rio de Janeiro iniciaram uma greve por tempo indeterminado nessa quarta-feira (15). A decisão foi tomada em assembleia no último dia 6 de maio, após os servidores terem entendido que "se esgotaram todas as possibilidades de entendimento com o governo".

 

Mesmo os diálogos sobre os problemas da rede em uma negociação direta do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Rio (Sindsprev) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, foram sem sucesso. O sindicato diz que iniciou a paralisação "para impedir o desmembramento e a privatização dos hospitais federais do Rio de Janeiro".

 

A greve impactará os serviços, suspendendo cirurgias eletivas, consultas e exames eletivos não oncológicos, mas manterá o funcionamento de serviços essenciais como hemodiálise, quimioterapia, cirurgias oncológicas, atendimentos de emergência e urgência, entre outros.

 

Segundo o Sindsprev, há um plano de divisão do complexo da Saúde federal inclui a entrega das unidades da rede à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ao Grupo Hospitalar Conceição, ao governo do estado do Rio de Janeiro e à Prefeitura do Rio. É uma greve por direitos, por dignidade, por uma vida melhor, afirma Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev/RJ em Jacarepaguá.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.