domingo, 16 de agosto de 2026
15/08/2026   10:40h - Eleições 2026

Processo eleitoral brasileiro terá acompanhamento de observadores da OEA

A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará observadores internacionais para acompanhar as eleições gerais brasileiras de outubro de 2026. Os representantes da entidade deverão visitar locais de votação e realizar reuniões com autoridades durante o primeiro e o segundo turnos.

 

O acordo que permitirá a atuação da missão no Brasil foi assinado na quinta-feira (13) pelo secretário-geral da OEA, Albert Ramdin, e pelo representante do Brasil junto à organização, Benoni Belli. O envio de observadores internacionais faz parte de acordos de cooperação e é uma prática adotada em processos eleitorais de países-membros da organização.

 

Esta será a quinta vez que a OEA enviará uma missão de observação eleitoral ao Brasil. O acompanhamento ocorre desde as eleições presidenciais de 2018. Na eleição de 2022, a organização concluiu que o processo eleitoral brasileiro ocorreu de forma ordenada e normal. Além da OEA, União Europeia, Parlamento do Mercosul (Parlasul), União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), Liga dos Estados Árabes e outras entidades também já confirmaram o envio de observadores para as eleições deste ano.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.