sábado, 26 de setembro de 2026
24/09/2026   11:20h - Política Internacional

Presidente do Irã reafirma que país busca energia nuclear, não bomba atômica

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou ontem (23) que o programa nuclear do país tem fins civis e que Teerã não pretende desenvolver uma bomba atômica. Segundo o líder iraniano, o país busca utilizar a energia nuclear para fins pacíficos e não para a produção de armas.

Pezeshkian também declarou que a navegação livre pelo Estreito de Ormuz só será retomada após a suspensão das sanções impostas ao Irã. Ele acusou adversários de utilizarem a rota marítima para transportar armas que, segundo sua versão, seriam empregadas contra o país.

Durante o discurso, o presidente iraniano ainda criticou Estados Unidos e Israel, acusando os dois países de violações de direitos humanos. Pezeshkian afirmou que o Irã está disposto ao diálogo e à diplomacia, mas rejeitou negociações sob pressão militar ou econômica.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.