A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou ações de vacinação em escolas da capital com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 14 anos. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e também busca alcançar jovens entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV, vírus relacionado ao câncer do colo do útero e outros tipos da doença.
A primeira etapa das atividades acontece entre os dias 14 e 30 de abril, com a checagem dos cartões de vacina e ações educativas sobre saúde. A aplicação de vacinas em atraso será feita ao longo de maio, enquanto a campanha contra o HPV seguirá até o fim de julho, tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde municipais. A secretária de Saúde, Shádia Fraxe, destacou a importância da escola como espaço estratégico de prevenção e combate à desinformação sobre vacinas.
A Semsa pretende vacinar até 90% dos adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não imunizados contra o HPV, o que representa mais de 52 mil jovens. Escolas com baixa adesão receberão ações extras de conscientização para pais e responsáveis, com o objetivo de estimular a busca pelas vacinas e reforçar a proteção coletiva contra doenças evitáveis.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.