As pressões sobre os preços de commodities e cadeias de suprimentos globais tiveram um leve alívio em julho, segundo dados da pesquisa PMI da S&P Global. O indicador de preços e abastecimento caiu para 2,4, atingindo o menor nível em cinco meses. Além disso, as relatações de quebras de fornecimento também recuaram para o patamar mais baixo dos últimos quatro meses.
Apesar da melhora geral, os semicondutores continuam como o principal gargalo global, liderando as altas de preços com o maior aumento registrado desde junho de 2022. No total, 21 das 26 commodities monitoradas subiram acima da média, com destaques de alta também para transporte e artigos elétricos. Já o petróleo registrou forte alta de preços, mas com leve desaceleração do seu índice em relação a março.
No âmbito do abastecimento, 12 das 20 commodities analisadas ainda registram escassez acima da média histórica. O petróleo liderou o número de relatos de desabastecimento, com interrupções oito vezes acima do nível habitual, seguido por aumentos acentuados nas quebras de fornecimento de aço inoxidável, cobre, semicondutores e artigos elétricos.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.