Wednesday, 10 de June de 2026
06/05/2022   10:47h - Polí­tica

Povo Yanomami desaparece de comunidade em RR e Professor Samuel emite nota de solidariedade

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Samuel (PL) emitiu uma nota de solidariedade ao Povo Yanomami, da aldeia ianomâmi Aracaçá, na região Waikás, em Roraima, que estão desaparecidos após denunciarem o estupro e assassinato de uma menina indígena por garimpeiros ilegais.


Na nota, o parlamentar repudia toda e qualquer prática violenta contra aos povos indígenas. “Me solidarizo com os parentes Yanomami e demais povos originários. O garimpo ilegal, desmata nossas florestas e hoje em um ato desumano destrói uma comunidade inteira, deixando a nós o questionamento: Onde estão os Yanomami?”, ressaltou Samuel.

O vereador que é autor da lei municipal que instruiu a Semana da Valorização da Cultura Indígena relembrou as comemorações da data ressaltando a importância de preservar as raízes do Brasil não somente em datas simbólicas, mas com proteção e no caso especifico com justiça. 

 

Entenda o caso - No último dia 25, os indígenas Yanomamis, da aldeia ianomâmi Aracaçá, na região Waikás, em Roraima, denunciaram o estupro de uma menina de 12 anos, que teria morrido, e o sumiço de uma criança de 3 anos, após um ataque de garimpeiros ilegais.

Após a denúncia, a Polícia Federal foi até a comunidade para apurar o ocorrido, mas não encontrou vestígios do crime. A comunidade de Aracaçá, no entanto, foi encontrada vazia e uma das casas estava queimada.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.