Um policial civil aposentado de 78 anos, identificado como José Barbosa Filho, matou o neto a tiros na zona leste de São Paulo, para interromper uma agressão contra sua esposa. Segundo o boletim de ocorrência, o jovem, chamado Mateus, teria consumido álcool e drogas antes de atacar a avó e derrubá-la no chão. Armado com uma faca, ele teria ameaçado matar o casal de idosos, momento em que o avô reagiu utilizando uma pistola calibre .380.
A Polícia Militar encontrou o corpo do jovem no corredor da garagem do imóvel onde todos residiam, constatando vestígios de luta corporal e manchas de sangue nas paredes. Os idosos receberam atendimento médico, e a mulher precisou permanecer internada devido à gravidade das lesões sofridas. A arma utilizada no incidente foi apreendida pela perícia para os procedimentos de praxe.
O delegado responsável pelo caso no 24º DP (Ponte Rasa) concluiu que o aposentado agiu em legítima defesa. A autoridade policial considerou que Barbosa Filho utilizou os meios necessários e proporcionais para cessar uma ameaça real e iminente de morte contra sua esposa. O caso foi registrado como homicídio em legítima defesa, além de tentativa de homicídio, lesão corporal e ameaça por parte da vítima fatal.