Monday, 08 de June de 2026
23/12/2024   17:30h - Polícia

Polícia e órgãos de segurança realizam operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, órgãos de fiscalização e segurança pública foi realizada por três dias para combater crimes ambientais e infrações econômicas na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso. A ação focou na repressão à extração ilegal de ouro, com o desmonte de áreas ocupadas por garimpeiros e a inutilização de maquinários utilizados na atividade ilícita. Participaram da operação a Polícia Rodoviária Federal, Funai, Ibama, Gefron, Bope, Ciopaer e a Força Tática de Mato Grosso.

 

Durante a ação, o Ibama destruiu 14 escavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões e outros equipamentos relacionados à extração ilegal de minério. A Polícia Federal agora investigará os proprietários dessas máquinas para identificar sua participação nos crimes. A operação também incluiu bloqueios e fiscalizações da PRF, resultando na apreensão de 163 gramas de ouro, três armas, e a prisão de sete pessoas.

 

A operação foi motivada por um pedido da Funai, que alertou sobre a crescente presença de garimpeiros na região, causando danos ambientais e à ordem econômica. As investigações continuam com o objetivo de identificar os financiadores das atividades ilegais, e os autuados pelo Ibama serão incluídos na apuração em curso.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.