Monday, 08 de June de 2026
10/05/2025   14:45h - Meio Ambiente

Participação social lidera propostas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Com destaque absoluto entre os temas debatidos, a participação social emergiu como prioridade na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que aconteceu em Brasília até essa sexta-feira (9). O eixo “Governança Global e Educação Ambiental” concentrou 856 das 2.635 propostas apresentadas nas etapas estaduais, distrital e livres, refletindo o desejo da sociedade em contribuir ativamente com os rumos da política ambiental brasileira. O Ministério do Meio Ambiente destacou a relevância do evento na formulação de políticas sustentáveis com base na escuta pública.

 

O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, Valmor Schiochet, ressaltou que a retomada dos processos participativos fortalece o controle social nas decisões sobre meio ambiente e mudanças climáticas. “A reconstrução dos conselhos e conferências representa o amadurecimento da democracia participativa no país, conectando temas ambientais a outras políticas públicas como saúde, educação e desenvolvimento rural”, afirmou. A conferência integra um calendário mais amplo de 28 eventos nacionais até 2026, todos com foco no engajamento da sociedade civil.

 

No estande da Secretaria Nacional de Participação Social, delegados e convidados compartilham experiências e ideias sobre os novos caminhos da governança ambiental. A expectativa é consolidar as propostas mais relevantes no documento final da conferência, que será encaminhado ao governo federal como contribuição concreta da população para o enfrentamento da crise climática e a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.