Um mundo com combustível mais barato e um meio ambiente mais saudável, principalmente pela qualidade do ar, ainda parece cenário de filme de ficção, mas pode estar mais perto da realidade, com a transformação do etanol em uma commodity – produto de origem primária, com alto valor comercial estratégico, é o que garantem pesquisadores e profissionais do agronegócio brasileiro.
Para virar realidade, o que parecia até agora utópico, deve unir num futuro próximo o útil ao agradável com a aliança entre Brasil, maior produtor de etanol de cana-de-açúcar do mundo, e Índia, maior produtor mundial de canade-açúcar.
Os dois países querem que tecnologias, que permitem a adição de etanol na gasolina, façam parte das matrizes energéticas de países do mundo inteiro, transformando o combustível em commodity, movimento que pode trazer uma série de benefícios para a população mundial, a curto, médio e a longo prazo.
Com a adição de etanol na gasolina, “as emissões de CO2 serão diminuídas, trazendo um meio ambiente muito mais favorável para as futuras gerações”, destaca Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana, principal feira de bioenergia e do setor sucroenergético da América Latina. Ele ainda reforça que a adição de etanol na gasolina deve deixar o combustível mais barato para a população.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.