quinta, 17 de setembro de 2026
16/09/2026   15:20h - Educação

Parceria barco-escola com BYA capacita alunos no Amazonas

O Barco-escola Samaúma II levou qualificação profissional a 367 moradores do interior do Amazonas durante seis meses de atividades do projeto Manaós Solar 4.0. A iniciativa, realizada pelo SENAI Amazonas em parceria com a BYD Brasil, percorreu os municípios de Tefé, Coari, Codajás e Parintins, oferecendo cursos voltados às áreas de energia solar fotovoltaica, eletricidade, tecnologia da informação e Indústria 4.0. Em uma região onde os rios são importantes vias de deslocamento, a embarcação funcionou como uma sala de aula itinerante.

 

A formação incluiu conteúdos sobre sistemas fotovoltaicos, inversores, instalações elétricas, segurança, sustentabilidade, tecnologia e processos relacionados à Indústria 4.0. A proposta foi levar conhecimento técnico diretamente às comunidades do interior, principalmente àquelas que enfrentam dificuldades para acessar cursos profissionalizantes na capital ou em outros centros de ensino. Segundo o presidente da FIEAM e do Conselho Regional do SENAI Amazonas, Antônio Silva, a estrutura permite aproximar a capacitação profissional de moradores de áreas ribeirinhas.

 

Durante a cerimônia de formatura, o engenheiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da BYD Brasil, Wilson Kerdy, destacou que os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos nas próprias comunidades. “Vocês têm que visar o crescimento profissional a cada dia”, afirmou. Uma das estudantes, Dhierli Gomes, da comunidade Guarani, próxima a Tefé, contou que decidiu participar do curso depois de acompanhar os benefícios provocados pela instalação de placas solares na região.

“Essa chegada da energia fotovoltaica veio, posso dizer, grandiosamente, resolver nosso problema”, relatou.

 

 

Além de formar profissionais, o projeto busca ampliar a autonomia das comunidades amazônicas para a instalação, operação e manutenção de sistemas de energia solar. A expectativa é que os participantes possam utilizar o conhecimento para gerar renda e disseminar soluções tecnológicas em seus municípios. A iniciativa também prevê suporte técnico continuado e aproxima os profissionais formados dos kits fotovoltaicos produzidos pela BYD, contribuindo para ampliar o acesso a tecnologias sustentáveis em localidades onde esse tipo de solução ainda é limitado.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.