Sunday, 07 de June de 2026
30/05/2026   17:00h - Esporte

Parajiu-jitsu do Amazonas avança, conquista 20 medalhas fora do estado

O tatame tem funcionado como espaço de recomeço para pessoas com deficiência no Amazonas. Entre quedas, finalizações e medalhas, o parajiu-jitsu amazonense vive um momento de expansão, mas ainda enfrenta um adversário antigo fora das lutas. A falta de apoio para manter atletas em competições de alto nível.

 

Segundo Leandro Lucas, presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FAJJP), a modalidade reúne hoje mais de 100 paratletas federados no estado. Ele afirma ainda que cerca de 80% das academias de Manaus e do interior já possuem pessoas com deficiência em atividade dentro dos treinos. “Manaus é celeiro de atletas e também paratletas do jiu-jitsu”, afirma Leandro Lucas.

 

A evolução aparece nos resultados. Neste primeiro semestre, atletas amazonenses disputaram duas competições fora do estado e somaram 20 medalhas. Foram 11 medalhas no 2º Campeonato Brasileiro de Parajiu-Jitsu Gi e No Gi, realizado em Niterói, no Rio de Janeiro, e nove medalhas na Copa Arnold de Parajiu-Jitsu, em São Paulo. No Brasileiro, a delegação do Amazonas conquistou três ouros, duas pratas e seis bronzes. Durante o evento, Leandro Luca também recebeu o Selo Internacional de Inclusão, reconhecimento máximo concedido pela World Parajiu-Jitsu Federation, considerada a maior instituição do parajiu-jitsu mundial. Na Copa Arnold, a equipe amazonense fechou a participação com cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, terminando na quarta colocação geral entre delegações de todo o país. A competição reuniu mais de mil atletas no Shopping Center Norte, em São Paulo.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.