Monday, 08 de June de 2026
01/02/2025   09:00h - Polí­tica

Para julgar Bolsonaro STF estuda ampliar sessões

O ex-presidente Jair Bolsonaro está no centro do julgamento sobre a trama golpista que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Para acelerar a análise do caso, a Corte avalia aumentar a frequência das sessões da Primeira Turma, que podem voltar a ocorrer semanalmente às terças-feiras, como no período da Operação Lava Jato. O objetivo é concluir o julgamento até 2025, evitando que o processo interfira no cenário eleitoral de 2026.

 

A expectativa é que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente a denúncia contra Bolsonaro e outros 40 indiciados nas próximas semanas. Devido à complexidade do caso, a ampliação das sessões ajudaria a evitar atrasos e garantir que o colegiado não fique sobrecarregado com outros processos pendentes. O ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação, pretende submeter a denúncia à Primeira Turma, seguindo o regimento interno do STF.

 

A Primeira Turma do STF é composta por Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, e tem histórico de validar as decisões do relator. Caso a mudança seja confirmada, o julgamento de Bolsonaro poderá avançar de forma mais rápida, garantindo uma definição judicial antes das próximas eleições presidenciais. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.