quinta, 23 de abril de 2026
17/01/2025   13:00h - Educação

Pandemia ainda impacta na educação do Brasil, aponta estudo

A educação no Brasil ainda não se recuperou completamente dos impactos causados pela pandemia, segundo o estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, divulgado pelo Unicef. O levantamento, baseado em dados do IBGE, revela que, em 2023, cerca de 30% das crianças de 8 anos não estavam alfabetizadas, mais que o dobro do registrado em 2019 (14%).

 

A interrupção das aulas presenciais e o ensino remoto durante a pandemia foram apontados como fatores cruciais para a piora na alfabetização. Além da alfabetização, o acesso à educação também sofreu retrocessos. Em 2023, cerca de 7,7% das crianças e adolescentes de até 17 anos estavam privados de educação de alguma forma, número inferior aos 8,8% registrados em 2021, mas ainda acima dos 7,1% de 2019. O estudo destaca que há 619 mil crianças e adolescentes fora da escola, com maior concentração de exclusão em áreas rurais e entre famílias de baixa renda.

 

Entre as iniciativas em curso para enfrentar esses desafios, destaca-se o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023 pelo governo federal. A política visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem dos alunos mais afetados.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.