Tuesday, 09 de June de 2026
02/07/2022   12:10h - Esporte

Países planejam Copa do Mundo de 2030 com 18 estádios e final no Uruguai

O projeto da candidatura conjunta de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile para a Copa do Mundo de 2030 prevê 18 estádios. A final seria no estádio Centenário, em Montevidéu, palco da decisão da primeira Copa do Mundo, em 1930. Comemorar os 100 anos do maior evento esportivo do mundo no continente e no país, Uruguai, onde ele ocorreu pela primeira vez é, por enquanto, o principal trunfo da Conmebol e dos governos dos quatro países para submeter a proposta à Fifa.
 
Há duas semanas, confederação sul-americana e políticos relançaram a candidatura, ou seja, ratificaram que ela continua de pé. Ainda não há um documento pronto que detalhe cidades e estádios, mas o número de 18 arenas, com o confronto de abertura em Buenos Aires e a final em Montevidéu se mantém na pauta. 
 
A Copa de 2030 será a segunda com 48 participantes e 80 jogos — a primeira será em 2026, nos EUA, Canadá e México. Esse Mundial terá 16 estádios. Por isso, a ideia de 18 arenas dos sul-americanos não assustaria a Fifa — com 32 participantes, a Copa de 2022 do Qatar terá somente oito. No Brasil, em 2014, foram usadas 12. Em 2002, a Copa do Japão e Coreia teve 20 sedes.
 

O estádio Centenário passou por reforma em 2021 que custou US$ 5 milhões, bancada a maior parte pela Conmebol, para receber a final da Libertadores e modernizar setores da arquibancada, vestiário e gramado. Servirá para prévias inspeções da Fifa durante o processo de candidatura, mas será necessária nova intervenção caso a América do Sul ganhe o direito de ser sede da Copa 2030. 

 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.