Sunday, 07 de June de 2026
02/06/2026   17:40h - Justiça

Ouvidoria da Mulher do TCE-AM compartilha experiência com tribunais de outros estados

A Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está servindo de referência nacional e inspirando outros estados. Representantes dos Tribunais de Contas do Amapá (TCE-AP) e do Rio Grande do Sul (TCE-RS) participaram de uma reunião técnica com a equipe amazonense para conhecer o modelo e planejar estruturas semelhantes em suas regiões. O Tribunal de Roraima (TCE-RR) também já buscou o mesmo alinhamento.

 

Criada em abril de 2024 sob a idealização da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, a iniciativa se destaca por seu alcance ampliado. Diferentemente de outros órgãos, a Ouvidoria do TCE-AM não atende apenas as servidoras da Corte, mas acolhe também mulheres que atuam em órgãos jurisdicionados estaduais e municipais, na capital e no interior, além de cidadãs vítimas de violência nesses ambientes.

 

Segundo a diretora do setor, Ana Paula Aguiar, o interesse de outros tribunais consolida a Ouvidoria como uma boa prática a ser replicada no país. Com mais de dois anos de atuação, o projeto se firmou como um espaço essencial de escuta e orientação, e agora ajuda outras Cortes de Contas a avançarem na implementação de políticas de proteção e acolhimento feminino.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.