Monday, 08 de June de 2026
14/08/2023   11:30h - Meio Ambiente

Operação conjunta do IAT e Polícia Ambiental flagram desmatamento ilegal no litoral do Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) e a Polícia Militar Ambiental realizaram na manhã da última sexta-feira (11) uma operação contra invasão e desmatamento ilegal em área de proteção ambiental (APA) de Guaratuba, no litoral do Paraná.

 

Os órgãos foram até o local após receberem denúncias de que árvores estavam sendo derrubadas para abrir espaço para o plantio de palmito pupunha, que não é uma planta nativa da região.

 

As suspeitas foram confirmadas, e os agentes também viram que algumas das árvores estavam sendo utilizadas como pontilhões. Além disso, foram observadas obras de pavimentação asfáltica em estradas dentro da área de preservação ambiental.

 

Para o IAT, os crimes influenciam nas qualidades da água, do ar e do solo. "Se constatadas as infrações, os infratores serão autados, as áreas serão embargadas e o Ministério Público será comunicado", disse Célia Cristina Lima Rocha, chefe da APA estadual de Guaratuba.

 

O IAT reforça que poucas pessoas são nativas da região. De acordo com o órgão, as propriedades que ficam no local são voltadas para agricultura de subsistência, sendo vetada a exploração que estava ocorrendo. O órgão informou que a investigação continua em andamento e que continuarão fazendo operações de fiscalização.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.