Na manhã desta terça-feira (29), o Ministério Público do Amazonas deflagrou a operação “Militia” para investigar o envolvimento de policiais militares e um perito da Polícia Civil em crimes de milícia, roubo e extorsão mediante sequestro. Coordenada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial, a ação contou com 150 agentes e cumpriu nove mandados de prisão, além de 16 mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e no Batalhão da Força Tática, na zona sul de Manaus.
A investigação teve início após um sequestro em fevereiro de 2025 no bairro Manoa, que levantou suspeitas sobre a participação de policiais. Durante as apurações, a promotoria identificou outras duas vítimas do grupo, que foram extorquidas em cerca de R$ 300 mil. O grupo atuava contra pessoas ligadas a atividades criminosas e familiares, subtraindo joias, dinheiro e outros bens. A operação apreendeu armas, munições, celulares, veículos e dinheiro em espécie, que serão periciados para verificar ligação com outros crimes, inclusive homicídios.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou o compromisso da corporação em colaborar com a operação, ressaltando que os policiais presos não representam os seis mil homens da instituição. O promotor Armando Gurgel Maia reforçou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e convidou a população a denunciar novos casos. A ação contou ainda com apoio de diversos setores especializados das Polícias Civil e Militar do Amazonas, reforçando o combate à milícia e à violência na região.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.