Monday, 08 de June de 2026
10/10/2024   10:00h - Política Internacional

ONU premia freira brasileira por trabalho na proteção de refugiados

Uma freira brasileira que ajuda refugiados e migrantes há 40 anos ganhou ontem (9) o prêmio Nansen, concedido anualmente pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) por seu trabalho extraordinário na proteção de deslocados internos e apátridas.

 

A Irmã Rosita Milesi, de 79 anos, é membro da ordem católica das freiras Scalabrini, que são renomadas por seu serviço aos refugiados no mundo todo. Seus pais eram fazendeiros pobres de origem italiana no sul do Brasil, e ela se tornou freira aos 19 anos.

 

Como advogada, assistente social e ativista, Milesi defendeu os direitos e a dignidade de refugiados e migrantes de diferentes nacionalidades no Brasil por quatro décadas.

 

O Prêmio Nansen para Refugiados do ACNUR foi criado em 1954 em homenagem ao humanitário, cientista, explorador e diplomata norueguês Fridtjof Nansen. O ACNUR anunciou o prêmio em Genebra.

 

Milesi se junta a uma longa lista de laureados globais ilustres, incluindo a ex-primeira-dama dos EUA Eleanor Roosevelt, a primeira pessoa a receber o prêmio quando ele foi criado em 1954, a instituição de caridade Médicos Sem Fronteiras e a ex-chanceler alemã Angela Merkel. Ela é a segunda brasileira a receber o prêmio. O ex-arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns ganhou o prêmio em 1985.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.