A energia renovável vem ganhando mais força no Brasil nos últimos anos devido a maior preocupação sobre a degradação do meio ambiente e a sua preservação. Disso, surge a nova edição do Fórum GD Sudeste, evento voltado exclusivamente para setor de energia limpa no Brasil que contou com players importantes deste setor, como o CEO da Oeste Solar Energia, Tiago Vianna, que representou o estado do Mato Grosso na geração de energia solar. O ON Jornal teve a oportunidade de conversar um pouco com o Tiago para saber mais sobre como está atualmente o cenário da energia solar na região.
É importante participar de um evento como esse que reúne todos os níveis de energia sustentável. O Fórum GD Sudeste é uma oportunidade para Cuiabá.
Esse Fórum é um dos exemplos de eventos muito bons para que as pessoas do setor visitem. Aqui você vai adquirir bastante conhecimento sobre toda cadeia, desde o fornecimento de equipamentos, os bons distribuidores até as boas marcas. Aqui reuniu a nata do setor da energia solar, o qual está sendo um sucesso no Brasil.
Mato Grosso tem sido um exemplo nessa área?
Sim. O Mato Grosso é o 4º estado do país em potência instalada de geração distribuída. São 600 mega de potência instalada, além do mais Cuiabá é a número um no setor de geração solar no Brasil. É a primeira cidade que rompeu a barreira dos 100 mega de potência instalada.
O fato de ser um estado, não somente grande, mas fundamentalmente agrícola e de pecuária, significa ser mais fácil a instalação desse tipo de energia.
Não, a razão do sucesso da solar e da geração distribuída no Mato Grosso é uma combinação entre disponibilidade de área, disponibilidade de sol e a energia cara. A energia em Mato Grosso e em todo o Brasil, precisa de uma ampliação de rede, uma vez que é um país continental. As concessionárias precisam estar fazendo sempre uma nova distribuição, que termina refletindo na tarifa. Então, enquanto um estado precisar fazer a ampliação do seu sistema, vai ter tarifa cara.
Atualmente estamos tendo uma guerra em certos pontos aonde as forças procuram atingir imediatamente onde tem geração de energia. Devido a esse problema, se torna fundamental ter energia solar.
A energia é cada vez mais um insumo estratégico, ter disponibilidade de energia. A guerra que está acontecendo no momento tem um fundo de energia, pois o primeiro alvo foi uma usina de geração nuclear, então a segurança energética é algo que vai ser muito discutida daqui pra frente.