A fumaça de fortes queimadas continua a encobrir Manaus, neste mês de outubro. Desde agosto deste ano, a poluição provocada pelas queimadas que ocorrem em cidades da Região Metropolitana tem invadido a zona urbana de Manaus.
Em 26 de setembro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). A plataforma on-line mede, em tempo real, queimadas e a qualidade do ar no estado.
Numa escala que calcula a qualidade do ar de "boa" a "péssima", na última atualização, apesar da fumaça, Manaus aparece com níveis "moderados". Os bairros mais afetados estão nas zonas Sul, Centro-Sul e Oeste. Moradores reclamam do mal cheiro e dores nos olhos, além de irritação e vermelhidão.
ON Jornal- Quais são os cuidados iniciais que a pessoa deve nessas situações?
Dr. Swammy - Em situações de exposição a poluentes ou irritantes, recomenda-se que as pessoas evitem esfregar os olhos e lavem-nos com água limpa e fria. Usar óculos de proteção ou óculos escuros pode ajudar a evitar que partículas e irritantes entrem em contato direto com os olhos.
ON Jornal- Quais são as substâncias perigosas que a nuvem de fumaça traz consigo?
Dr. Swammy - A nuvem de fumaça pode conter diversas substâncias perigosas, incluindo partículas finas, produtos químicos tóxicos, metais e gases irritantes, como monóxido de carbono, ozônio e compostos orgânicos voláteis.
ON Jornal- Quais efeitos que esses males causam nos olhos?
Dr. Swammy - Essas substâncias podem causar irritação, ardência, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos. Em exposições prolongadas, podem levar a problemas mais graves, como conjuntivite tóxica e danos à córnea.
ON Jornal- Quando o clima tende a fica insalubre, por diversos fatores, a tendência da pessoa é coçar os olhos por causa da irritação. Essa ação comum é aconselhada?
Dr. Swammy – Não, coçar os olhos pode agravar a irritação e até mesmo causar pequenas lesões na superfície ocular. É melhor lavar os olhos com água limpa e evitar tocar neles.
ON Jornal – Sobre os medicamentos, quais cuidados a pessoa deve ter antes de se automedicar?
Dr. Swammy - É essencial não se automedicar, principalmente quando se trata dos olhos. Porém, o uso das lágrimas artificiais, em um primeiro momento, pode ajudar nesse período. Sempre consulte um oftalmologista antes de usar qualquer medicamento ocular. A automedicação pode mascarar sintomas ou causar efeitos colaterais indesejados.
ON Jornal- E quando o medicado acessível, como por exemplo: o colírio, não surtir efeito, o que fazer?
Dr. Swammy - Caso um medicamento como as lágrimas artificiais não surtir efeito, é fundamental buscar orientação médica. A falta de resposta pode indicar uma condição mais séria ou a necessidade de um tratamento diferente
ON Jornal – Para quem quiser saber mais sobre seu trabalho ou buscar mais orientações, onde lhe procurar?
Dr. Swammy – Você pode me encontrar no CEOFTAM Centro Médico, que está localizado em Manaus, no centro da cidade e próximo a um dos pontos mais conhecidos de Manaus, o Rio Negro Clube e a Praça da Saudade.
Agende sua consulta e tenha a experiência de ser acompanhado (a) por médicos capacitados e profissionais atualizados nas áreas da saúde.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.