A média diária da temperatura global da superfície do mar (TSM) em águas extrapolares (60°S–60°N) atingiu novos recordes absolutos desde 31 de janeiro, superando o recorde anterior estabelecido em agosto de 2023.
Os oceanos do planeta passam por um período sem precedentes de aquecimento, mostram dados do Sistema Copernicus publicados nessa última quinta-feira. As TSM foram excepcionalmente altas para esta época do ano durante a maior parte de 2023 e início de 2024. No final de fevereiro, temperatura média diária da superfície dos oceanos atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C. A média mensal de fevereiro de 2024 foi de 21,06°C, por larga margem a mais alta já registrada para o mês, 0,59°C acima da média de fevereiro de 1991–2020.
Isso é 0,27°C superior ao recorde anterior de fevereiro, estabelecido em 2016 (20,79°C). É também o maior valor absoluto de todos os meses, superando o recorde anterior de agosto de 2023 (20,98°C). No entanto, as temperaturas das águas elevadas nas regiões oceânicas fora do Pacífico equatorial são um fator chave para os atuais registros globais recordes de temperatura dos oceanos.
Com informações do MetSul.com
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.