quinta, 23 de abril de 2026
04/03/2026   11:00h - Notícias Gerais

Novo arcebispo de Aparecida-SP, nomeado pelo Papa Leão 14 já foi bispo auxiliar de Manaus

O Papa Leão 14 nomeou na segunda-feira (2) dom Mário Antônio da Silva como novo arcebispo de Aparecida, em São Paulo. Ele substitui dom Orlando Brandes, que cumpriu renúncia obrigatória conforme diretriz do Vaticano.

 

A arquidiocese de Aparecida engloba o Santuário Nacional de Aparecida e cinco municípios - Guaratinguetá, Lagoinha, Potim e Roseira, além de Aparecida.

 

Dom Mário Antônio da Silva, 59, era arcebispo metropolitano de Cuiabá. Ele é paulista, natural de Itararé, e foi ordenado sacerdote em 1991 em Jacarezinho, no Paraná. Foi bispo auxiliar em Manaus e bispo diocesano de Roraima.

 

Ele também é presidente da Cáritas brasileira e foi vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) entre 2019 e 2023.

 

Dom Mário Antônio foi bispo auxiliar de Manaus (2010-2016), sendo responsável pelo setor bíblico-catequético e professor do Instituto de Teologia do Amazonas (Itepes).

 

Dom Orlando Brandes cumpriu renúncia obrigatória determinada em norma da Igreja Católica. A regra prevê que arcebispos e bispos devem solicitar renúncia ao completar 75 anos. Dom Orlando solicitou a saída em 2021, quando chegou à idade, mas o Papa Francisco prorrogou à época a permanência do arcebispo até os 80 anos.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.