Monday, 08 de June de 2026
27/03/2023   10:20h - Mundo

No Irã, mulheres protestam nas ruas sem véu por mais liberdade

Apesar da severa repressão, alguns jovens iranianos continuam a lutar por mais liberdade no Irã. Algumas jovens se encontram regularmente em cafés próximos à Universidade de Teerã sem o uso do véu, obrigatório pelas leis do país. Um acontecimento recente afetou profundamente a comunidade acadêmica, a morte de Mahsa Amini, por causa de um véu mal colocado.

 

Desde então, elas se juntaram ao movimento de protesto para exigir a liberdade de se vestirem como quiserem. Ao longo dos últimos meses, homens e mulheres jovens no Irã têm protestado contra o uso obrigatório do véu e exigido mais liberdades. Esses protestos, que apresentam slogans hostis ao regime islâmico, foram recebidos com uma repressão brutal.

 

O resultado disso foi a prisão de milhares de pessoas e na morte de centenas. Ainda assim, muitos continuam a lutar por seus direitos. Embora os protestos tenham diminuído devido à repressão implacável, a resistência persiste.

 

Tirar o véu agora é visto como um ato de desafio e se tornou cada vez mais comum nas ruas de Teerã, especialmente em cafés. As aulas de educação religiosa foram usadas como punição nas universidades, e a violência do regime ainda é uma ameaça constante, mas os jovens continuam a se manifestar corajosamente em busca de mais liberdade.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.